Qual a taxa de acertos?

Esse post é sobre uma revelação. Vou falar hein! Eu vou falar! Falei! Percentual de acertos não existe. Isso é uma mentira marketeira que vendedores de indicador falam pra você comprar o produto deles ou para dar visualizações no Youtube e ele ganhar dinheiro dessa forma.

Fatos:

  1. Percentual de EA  de binárias sim existe, mas se você fizer um backteste de alguns meses sempre vai dar de 50% a 59%.
  2. Um backteste só pode mostrar o percentual de acertos de um indicador se ele for uma setinha que não repinta, nem desaparece. E no final vai dar entre 50% a 59%.
  3. Uma estratégia (trading system) não pode ter percentual de acerto comprovado, porque um sistema compõe mais de um indicador. Backteste não tem como analisar isso.

Você já parou pra pensar que o melhor indicador do mundo seria o que tivesse a taxa de acertos de 10%? Claro! Abra as operações sempre ao contrário e você vai ter 90% de acertos. (Só que não, né gente).

Até de 30%. Ótimo indicador. Opere ao contrário e tenha 70%. (SQN)

O mesmo serve para EA’s. Se eu tenho um EA cujo percental de acertos no meu backteste saiu 40%, eu mando o código fonte pra um programador e ele o programa para abrir as operações ao contrário. Aí você tem 60% e com um bom gerenciamento consegue ter lucro. Se isso existisse mesmo, já não teriam pensado nisso, gente? Por isso ainda não foi inventado um EA consistente. No final das contas vai dar de 50% a 59% de acertos. Ou seja, mudar a direção das operações sempre vai ter dar o mesmo resultado de 50%. Um amigo programador descobriu isso e até parou de vender os EA’s dele. Que bom que ele me mostrou essa comprovação ao vivo e eu também parei de acreditar em EA de OB.

E pessoal, como um sistema que conta com mais de um indicador pode ter um percentual de acertos fixo? O mercado tem muitas variáveis. Tamanho da vela, se está perto ou longe de um suporte ou resistência, acontecimentos econômicos e políticos fora das notícias programadas, ação inesperada dos market makers, ou seja, não dá pessoal. Sistemas e indicadores revisam o passado. São softwares. Eles não têm como lidar com esses fatores do presente. Como vão poder ter um percentual de acertos confiável?! (Mas independentemente de confíavel ou não, essa estimativa é impossível de ser calculada de qualquer forma).

Quem tem percentual de acertos mensuráveis e comprováveis é a pessoa, não a estratégia. Para mensurar é só ir no Histórico da corretora e contar o número de perdas x vitórias. Aí sim temos algo concreto. Da pessoa! Mas sistemas e indicadores (exceto esses de setinha não-repintantes e não-desaparecentes) não tem como pessoal. E espero que nessa altura vocês já saibam que nem aqui nem na China um indicador de setinha terá mais de 60% de taxa de acerto a médio prazo. Não caiam mais nesse conto e agora que entenderam que é impossível calcular o percentual de acertos de uma estratégia, nem considerem mais fazer essa pergunta por aí. A primeira vez que te falaram que o indicador X,Y,Z tinha 90% de taxa de acerto, você teve esse resultado? E aquela que diziam ter 70%? Você acertava 7 de cada 10 operações? (Pense bem).

De uma vez por todas parem de procurar estratégia por aí com mais de 70% de taxa de acertos. Porque isso não existe! Entenderam meus amigos, não existe. Estratégia não pode ser mensurável. Qualquer valor que te dêem é mentira do vendedor ou do dono do vídeo. Ao invés, procurem ser uma PESSOA com 70% de acerto. Ou nem isso. Com um bom gerenciamento dá pra ter lucro até com 50% de acerto de primeira.

As pessoas que ganham dinheiro do “mercado” em Opções Binárias não possuem estratégias com mais de 70% de acerto. Nem com 65%, nem 30%. Nem de nenhum valor fixo, porque isso não existe. O que elas possuem é uma estratégia BOA. E dessa estratégia elas obtêm lucro, considerando que todas têm um gerenciamento inteligente. Eu posso ter a melhor estratégia do mundo e quebrar a banca numa Pegadinha do Mercado. Por isso o gerenciamento de risco é importante. Caminham lado a lado.

Vou repetir aqui para dar mais ênfase: As pessoas que ganham dinheiro do “mercado” em Opções Binárias não possuem estratégias com mais de 70% de acerto…

… porque taxa de acerto de estratégias não pode ser mensurável! Só por isso. Procure uma estratégia BOA e torne-se BOM nela. Não se ligue mais nisso de % de acerto, porque é balela.

#prontofalei!