Pegadinhas do mercado

Sabem um dos maiores motivos que as pessoas quebram suas bancas? Porque a maioria de nós não está preparada para as pegadinhas do mercado.

Pegadinhas do mercado é quando seu trading system, por mais consistente que seja, te dá a entrada perfeita e o mercado se comporta contra toda a lógica. Aí você não se conforma com aquilo e começa a fazer martingales até querer ganhar. Eu já vi preço fora de notícia romper 6 suportes testados, como se não houvesse amanhã. E ali eu tinha certeza que muitas pessoas estavam quebrando suas bancas. Certamente muitas pessoas se diziam: No próximo suporte reverte, com certeza. Opa! Agora no próximo. No próximo. E no próximo. Créu, já não tem mais banca para continuar.

Essa semana com as eleições dos EUA como teve pegadinha! Eu mesma senti na pele. Não foi fácil nem pra mim que tenho experiência. Teve um momento que eu perdi 3 operações seguidas. Há muito tempo eu não perdia 3 seguidas. Então como sou fiel ao meu plano de no máximo 2 reentradas, parei. E a sequência continuou sem reverter. Muito doido. O que eu fiz? Recuperei nos próximos sinais confirmados do meu sistema. Aí eu pensei, caramba, é nessas horas que a maioria das pessoas não teria parado!

O mercado terá essas pegadinhas, sempre. Mas sempre pessoal. A única maneira de não cair vítima delas é restringir o número de martingales (ou reentradas) num mesmo sinal. Recupere depois!!

Eu já tive minha fase que não fazia martingales. Demorava muito mais pra bater a meta diária. Hoje em dia eu faço reentradas sem medo. Nunca mais tive perto de quebrar uma banca. Então o vilão não é o martingale em si. O vilão é querer operar o mesmo sinal até ganhar. Uma hora vai dar zebra.

Eu geralmente opero meia hora todo dia. Essa semana quase toda eu levei mais de meia hora. Ontem eu levei duas horas. Mas, a sensação de dever cumprido depois do sustinho inicial é muito boa. Essa sensação só é válida quando você ganhou pela sua disciplina e não por sorte. Por sorte não conta. Não se opera binárias no modo “sorte”.

Um bom sinal que você progrediu no Trading é quando você consegue colocar um Stop Loss no seu sinal e tem a disciplina de esperar para recuperar nos próximos. Assim você nunca mais vai quebrar uma banca com as pegadinhas do mercado.